Há algumas formas que podemos utilizar para fazer com que determinados programas possam iniciar ou não junto com o Windows. Vejamos as alternativas:
Usando a própria opção do programa
Vá às opções ou preferencias de um programa e veja se tem alguma opção para ativar/desativar a inicialização do mesmo automaticamente. Programas como o Skype, uTorrent e outros possuem esta alternativa.
opcao-inicializacao-windows-utorrent
Utilizando programas de terceiros, como CCleaner
O CCleaner possui opções para que possam visualizar os programas que iniciam com o Windows e possam marcar ou desmarcar para que iniciem ou não automaticamente.
Basta baixar o CCleaner caso não o tenha instalado em seu computador. Ao abrir o programa, clique na opção Ferramentas e depois em Programas iniciados com o sistema. Na aba “Windows” serão listados todos os programas que são abertos quando o Windows inicia.
Você pode desativar algum programa que não utiliza clicando com o botão direito e em seguida escolhendo a opção “Desativar”.
ccleaner-programas-iniciados-windows
Utilizando ferramentas do próprio Windows
Você pode utilizar as próprias ferramentas do Windows para ver e desativar estes programas. Existe uma ferramenta chamada MSCONFIG para isso.
Para abri-lo, aperte as teclas Win e R para abrir a janela de “Executar” e digite msconfig clicando em seguida em “Ok”.
Clique na aba “Inicialização de programas” e desmarque os programas que não queira que iniciem com o Windows.
msconfig-inicializacao-programas
Se você utiliza o Windows 8 ou superior, precisa abrir o Gerenciador de tarefas. Este utilitário pode ser aberto apertando no teclado Ctrl + Shift + Esc. Em seguida clique na aba “Inicializar” e verá os programas que são inicializados junto com o Windows 8. Você pode fazer com que eles não iniciem clicando com o botão direito e escolhendo “Desabilitar”.
gerenciador-tarefas-inicializar.